Mercado Registra Estabilidade 02/06/2009 - 08:49

O mercado hortigranjeiro operado por produtores e comerciantes na Ceasa de Curitiba iniciou o mês de junho com grande parte dos produtos com estabilidade nas cotações, de acordo com a levantamento realizado pela Divisão Técnica- Ditec. Dos trinta produtos de maior peso na comercialização diária da Central de Abastecimento, vinte estão com preços idênticos aos praticados na semana passada, seis em alta e quatro em baixa.

A couve flor grande está 25 por cento mais acessível, a cenoura nantes 24,24 por cento, a beterraba extra AA e o pimentão verde extra AA tiveram preços reduzidos em 16,67 por cento.

A oferta de tomate de melhor qualidade, o extra AA, vem sendo mantida nesta época do ano graças às transferências de regiões produtoras catarinenses e paulistas. Do Paraná, apenas a região de Reserva, no norte pioneiro, mantem certa oferta, o que é tipico neste período de temperaturas mais baixas na região metropolitana. Segundo informações da Ditec, a alta de 40 por cento na caixa de tomate, com 23 quilos, deve-se à intensidade de chuvas registrada na origem, prejudicando o acesso dos produtores nas lavouras para efetuar a colheita. A menor oferta de aipim comum neste início de semana também foi atribuída às dificuldades na colheita em consequência das chuvas. A caixa de aipim, com 22 quilos, registrou alta de 25 por cento.

As demais produtos que tiveram altas foram a maçã nacional gala, melancia redonda, melão amarelo grande e uva niagara rosada, que têm ofertas mantidas por causa das importações no período de outono/inverno.

A média ponderada dos trinta hortigranjeiros analisados caiu 3,26 por cento na semana.