Na abertura do HortiFruti Brasil Show 2014,
Richa anuncia modernização das Ceasas do Paraná
08/05/2014 - 15:20
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, pela Abracen e Sebra-PR, a Hortifruti Brasil é o maior evento da cadeia de hortifruti e flores do país. Envolve práticas no campo, negócios e palestras sobre produção de alimentos, frutas e flores. "É um evento muito importante para os produtores, atacadistas e demais segmentos discutirem qualidade e segurança alimentar, que é uma das bases da política de agricultura do Governo do Paraná”, afirmou Richa, ao lado do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abrasen), Mário Maurici de Lima Morais. Também participaram os presidentes da Ceasa Paraná, Luiz Gusi; do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, e da representante da Região Emília Romagna, Alessia Benizzi.
Novo conceito - O projeto de modernização das cinco centrais atacadistas do Estado - Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu - deverá atrair investimentos em torno de R$ 400 milhões entre recursos públicos e privados, calcula Luiz Dâmaso Gusi, diretor presidente da Ceasa Paraná.
O parceiro privado do governo estadual poderá ser conhecido no segundo semestre, após um processo de licitação que definirá os termos de implantação e de operação do projeto de modernização da central atacadista. A previsão é iniciar as reformas já no segundo semestre de 2014. Atualmente, a diretoria da Ceasa Paraná está concluindo o projeto de requalificação para promover um novo marco regulatório e legal, que dará suporte à modernização de gestão e de operação das cinco Ceasas do Paraná.
O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, afirmou que a modernização oferecerá não só beleza física às estruturas, mas também organização na distribuição dos produtos. “O Estado investe na roça e no jeito de produzir e agora busca eficiência no processo de distribuição para o mercado”, disse ele. Ortigara lembrou que a maior parte dos produtos comercializados nas Ceasas vem dos agricultores familiares. O governo estadual, explicou o secretário, investe em capacitação e organização das Ceasas para melhorar a logística e reduzir custos para os produtores e atacadistas.
Pescados e flores – O presidente da Ceasa Paraná explica que o projeto de modernização vai além da simples distribuição e comercialização de frutas e hortaliças. “Inclui outros segmentos como por exemplo pescado, flores e plantas ornamentais, atendimento diferenciado ao varejo como forma de atrair também o público urbano para a central atacadista, como ocorre na Europa”, disse Guisi.
O diferencial do projeto é a participação da iniciativa privada, por meio de empresários, atacadistas, produtores e suas organizações, varejistas e prestadores de serviços que operam no ambiente das unidades de abastecimento das Ceasas e os consumidores. “Além de melhor estrutura física para a logística, o modelo também valoriza os produtos paranaenses. O Paraná está crescendo muito em produção e a Ceasa é o grande espaço para colocação dos produtos no mercado”, afirmou.
A Ceasa Paraná é, atualmente, a quarta maior central atacadista entre as 22 existentes no País. A distribuição anual média é de 1,2 milhão de toneladas de hortigranjeiros. Nas cinco unidades operam 654 empresas atacadistas, que recebem a produção de cerca de 6.200 produtores fornecedores de 327 municípios do estado do Paraná. Além disso, outros produtores de 1.308 municípios de 21 estados brasileiros e cerca de 10 países também são fornecedores de produtos, o que promove uma circulação média de 7.800 veículos dia em suas unidades, e circulação de 22.260 pessoas por dia, gerando mais de 23 mil empregos diretos e cerca de 70 mil empregos indiretos.
PUC/PR e McDonald's – Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, pela Abracen e Sebra-PR, a Hortifruti Brasil é o maior evento da cadeia de hortifruti e flores do país. Na abertura do evento, o governador Beto Richa assinou protocolo de intenções com a empresa McDonald's. A empresa irá vai desenvolver mecanismos de organização e capacitação de agricultores familiares em regiões estratégicas do estado. Pelo acordo, os produtores serão capacitados para produção e fornecimento de produtos hortícolas ao sistema McDonalds e parceiros. Essa iniciativa representa um avanço no projeto da empresa de desenvolvimento da agricultura de pequenos produtores”, afirmou Leonardo Lima, diretor corporativo e de sustentabilidade do McDonalds para a América Latina. O projeto será realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
Homenagens - O governador Beto Richa assinou, também, protocolo de intenções entre a Ceasa e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para a criação de um programa de intercâmbio científico e tecnológico. Serão desenvolvidas atividades de pesquisa, treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, pesquisa e extensão com foco nas áreas de sistemas de abastecimento e segurança alimentar.
Na solenidade foram homenageadas pessoas envolvidas com o trabalho na Ceasa. O governador Beto Richa entregou certificados para Valério Borba, economista e funcionário da Ceasa Curitiba desde 1976; Pedro Soares, um dos mais importantes e antigos atacadistas da central de Curitiba; Nadir Ferreira da Silva, presidente da Associação Comercial Vila Leão e voluntária no banco de alimentos da Ceasa Curitiba, e Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebra-PR, responsável por toda a cadeira produtiva do Ceasa.
Vida Saudável
Outra atração da abertura do evento foi a palestra do professor de Educação Física e conferencista Márcio Atalla. Criador do programa Medida Certa, e tendo ainda especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, Atalla falou aos presentes sobre a importância em se ter uma vida saudável, com a boa alimentação equilibrada, com a prática de exercícios físicos regulares. "A simples caminhada, ou mesmo subir escadas do seu prédio, ou local de trabalho, diariamente já ajuda a se adaptar a um estilo de vida mais saudável, se realmente quiser", disse o palestrante. Após responder perguntas da platéia, Atalla convidou os presentes para uma caminhada nas dependências da Ceasa Curitiba.
Programação segue até sábado
O encontro HortiFruti Brasil Show 2014 prosseguirá até sábado, 10 de maio . Nos três dias do evento, além dos estandes de máquinas, equipamentos agrícolas, veículos, de novas tecnologias de produção, de sementes entre outros, os participantes terão também várias reuniões de trabalho técnico, oficinas e dia de campo. Estão também programadas palestras técnicas e seminários.
Aberto ao público em geral, produtores, atacadistas e técnicos da área agrícola, o encontro conta ainda com o evento paralelo Foods Brasil, uma mostra de produtos italianos de alta gastronomia. Em um dos estandes da feira o Senac Paraná montou uma cozinha experimental, onde estão sendo dados cursos de aproveitamento integral de alimentos.
Uma comitiva de empresários italianos da Regionale Emília Romagna também participa do evento promovendo reuniões e encontro de negócios entre os dois países. Mais informações sobre o encontro na Ceasa Curitiba podem ser obtidas no endereço eletrônico www.hortifrutibrasilshow.com.br.
SERVIÇO
HortiFruti Brasil Show 2014
Evento paralelo: Foods Brasil
Data: 8, 9 e 10 de maio, quinta-feira: palestras, reuniões e oficinas técnicas
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Ceasa Curitiba
Endereço: BR 116 (atual Linha Verde) - Km 111, Nº 22.881 - Tatuquara - Curitiba – PR
Mais informações: Gerência da Ceasa Curitiba – (41) 3348-1109.