No Dia Mundial da Alimentação, Ceasa participa de ações sociais no Caximba, em Curitiba 12/10/2017 - 08:00

Cartaz
 A Ceasa Paraná participa na próxima terça-feira, 17 de outubro, de uma série de atividades junto a comunidade Caximba, no bairro Tatuquara, em Curitiba. As ações, que envolvem também outros órgãos do Governo do Estado, e da Prefeitura Municipal, fazem parte das homenagens ao Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação - FAO.

Além da doação de hortigranjeiros, repassados pelos permissionários atacadistas e produtores que atuam na Ceasa através do programa Banco de Alimentos, os moradores da comunidade também serão atendidos por serviços das secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Família e Desenvolvimento Social, da Justiça Trabalho e Direitos Humanos, e ainda da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude. Também participam dessas atividades alunos das escolas Estadual Júlia Wanderley, e Castro Alves Gastronomia. As ações estão sendo realizadas em parceria com o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, da Seab, tendo também a participação dessa campanha o Sindaruc, Aprotiba, Laticínios Ruhban e Naturalat, Farinha Anaconda, Açúcar Caravela, Tek Tecnologia e Ibrafe .

O programa Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, realizado em parceria com produtores e permissionários através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições consumo. Em média, por ano, o programa Banco de Alimentos das cinco unidades no Estado faz o reaproveitamento de 5,01 toneladas (5 milhões 13 mil quilos) de produtos, que seriam descartados junto aos respectivos aterros sanitários onde atuam as Ceasas do Estado. Estão cadastradas junto ao programa 531 entidades – orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais, que atendem em média por mês cerca de 130 mil pessoas.

A FAO instituiu anualmente a data de 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação, para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”. Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, entre outros temas ligados ao setor. A cada ano, a FAO institui um assunto para abordar a sua importância. Em 2017 o tema escolhido é “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

Faixa