Presidente da Ceasa Paraná é reconduzido para dirigir a Abracen 23/03/2023 - 14:46

 

O presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, foi reconduzido à presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen para dirigir por mais dois anos a entidade nacional no biênio 2023/2025. Ao todo, 23 Centrais de Abastecimento fazem parte da associação que representa os principais entrepostos do Brasil. Bruno Rodrigues de Souza, da Ceasa Pernambuco, assume a vice-presidência da entidade.

A escolha dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária da Abracen, na quarta-feira (22), na sede da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, em Brasília/DF.

Compõem ainda o quadro da nova diretoria da Abracen na diretoria Norte, Raimundo Junior Santos, do Pará; diretoria Nordeste, José Leite Gonçalves Cruz, do Ceará; diretoria Sudeste, Luciano José de Oliveira, de Campinas; diretoria Sul, Ailton dos Santos Machado, do Rio Grande do Sul; diretoria Centro-Oeste, Marrison de Melo Marinho, da Conab. Como representante da Abracen junto a Flama/Wuwm, foi eleita Bianca de Carvalho, do Rio de Janeiro.

Segundo Éder Eduardo Bublitz “a Abracen como entidade representativa das Centrais de Abastecimento do Brasil busca o protagonismo no setor. “No cenário nacional esse será o nosso principal objetivo, estabelecer essas iniciativas. As Ceasas hoje já são vistas com melhores olhos pelos nossos representantes, governadores, prefeitos e até mesmo pela União”, diz o dirigente.

O presidente da Abracen diz ainda que a entidade “quer reforçar e estreitar laços para buscar novos investimentos principalmente junto ao Governo Federal”; “Precisamos muito de recursos e investimentos para garantir a nossa missão que é abastecimento e a segurança alimentar da população. Estamos imbuídos nesse trabalho, reafirmando buscar esse protagonismo que as nossas Ceasas merecem”, afirma Éder Eduardo Bublitz.

Representatividade nacional - A Abracen foi criada em 1986 para servir como um sistema que une as diversas Ceasas do Brasil, substituindo o Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento - Sinac. Atualmente conta com 23 associadas que representam mais de 60 mercados atacadistas.

A Abracen trabalha para otimizar os serviços prestados pelas Centrais, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras. Participa e promove congressos e seminários técnicos e científicos nacionais e internacionais na busca de novas tecnologias e gestão para os mercados atacadistas. As centrais de abastecimento são os diversos mercados atacadistas concentrados em um único espaço, onde se encontram vendedores e compradores, agentes públicos e informais. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - Ceagesp é a maior central da América Latina.

A Abracen é filiada à World Union of Wholesale Markets - WUWM e à Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimento - FLAMA.

 

Foto: Divulgação Abracen / Yuri Alvetti

 

GALERIA DE IMAGENS