Presidente da Ceasa recebe medalha comemorativa 02/08/2012 - 09:30

Luiz Dâmaso Gusi foi homenageado com a medalha "Heróis da Radiopatrulha". Leia a matéria completa.

Batalhão da área sul de Curitiba completa 44 anos com entrega de medalhas

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) comemorou nesta sexta-feira (27/07) o seu 44º aniversário com uma solenidade no quartel da unidade, no bairro Novo Mundo, em Curitiba (PR). Na comemoração alguns militares, civis, entidades públicas e privadas receberam a medalha comemorativa “Heróis da Radiopatrulha” que foi instituída para homenagear a contribuição e auxílio prestados à unidade.

A solenidade, que teve início às 16h, contou com a presença do Subcomandante Geral da Polícia Militar Coronel César Alberto Souza, do Comandante do 13º BPM tenente-coronel Carlos Sussumu Ota e demais autoridades, oficiais, praças e convidados. O evento foi encerrado com um desfile aberto pelo Pelotão, composto por ex-integrantes do Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM).

Para o Coronel César Alberto Souza, que já foi comandante da unidade (onde também iniciou sua carreira), o 13º BPM tem uma tradição de policiamento comunitário; “Foi a primeira unidade da Polícia Militar que passou a atender diretamente o cidadão e desde 1968 já trabalhava com o atendimento à população. A abrangência do batalhão sempre foi grande, na década de 80 os módulos cuidavam desde o bairro Gabineto até a vila Hauer, e, atualmente atende metade da cidade”, conta o Subcomandante-geral.

O 13º Batalhão da Polícia Militar foi responsável pela distribuição do Corpo de Policiamento de Rádio Motorizado (CPRM) para todo o estado e sua história foi transmitida por meio da medalha “Heróis da Radiopatrulha”. “A medalha é para resgatar e lembrar o que era a rádiopatrulha no passado, simbolizando todo o atendimento e rapidez que era executado pelos policiais militares da CPRM”, conta o comandante da unidade tenente-coronel Sussumu.

HISTÓRIA - No Paraná a Lei Estadual nº 5707, de 24 de junho de 1968, atendendo as diretrizes federais reorganizou a Polícia Militar e instituiu o Corpo de Policiamento Rádio Motorizado (CPRM), que atuou paralelamente com os serviços de rádio patrulha da Polícia Civil até 1969, quando este foi extinto. Em 1971 o CPRM passou a ser organicamente independente e a realizar patrulhamento com exclusividade.

O CPRM iniciou suas atividades com 14 viaturas que operavam interligadas a uma central de operações, atuando em toda a cidade de Curitiba, sendo composto por 30 policiais escolhidos dentre os melhores, para atendimento direto ao cidadão, medida até então nunca tomada pela PMPR.

Em 1976, com a nova lei de organização básica, o rádiopatrulhamento passou a ser missão de todas as unidades de área da PMPR, e o CPRM foi transformado no 13º Batalhão de Polícia Militar, passando a atender as regiões sul e oeste de Curitiba mais os municípios de Campo Largo, Araucária, Contenda e Balsa Nova.

A atual sede foi inaugurada em 1982, e desde o ano de 2005 passou a ter a denominação histórica de “Batalhão tenente-coronel Pedro Plocharski”, que faleceu em combate enquanto era comandante da unidade.

Para o subtenente Orivaldo Keppen, policial militar da reserva, é gratificante a oportunidade de relembrar os momentos e rever os companheiros, “as memórias são inesquecíveis, sendo satisfatório voltar a casa paterna”. Keppen ficou durante dois anos na unidade e foi um dos primeiros integrantes da CPRM, permanecendo nela por três anos. “Viemos hoje, eu e meus amigos da reserva, dar força aos que na ativa permanecem para que aja uma continuidade do trabalho, pois há uma longa jornada em prol da coletividade” afirma.

Segundo o Subcomandante-geral, desde 1976 somente três unidades cuidavam da cidade de Curitiba, e o 13º BPM, uma delas, era responsável pela metade da população da cidade; Hoje, com a criação do 23º BPM serão quatro unidades, ou seja, será um incremento de 25% para toda a cidade. “Mesmo com a criação do 23º BPM, que passa a cuidar exclusivamente da Cidade Industrial de Curitiba, a abrangência do 13º BPM ainda continuará grande, mas contará com o apoio do 20º BPM, do próprio 23º BPM e do 12º BPM, para poder cumprir com sua missão” enfatiza.

Os homenageados que receberam a medalha “Heróis da Radiopatrulha” foram:

Subcomandante Geral da PM, Coronel César Alberto Souza

Deputado Estadual Mauro Moraes

Vereador Pedro Zeclin, representado pelo vereador Celso Torquato

Vereador Tico Kusma

Jornalista da PMPR, Marcia Santos

Diretor Presidente da CEASA-PR, Luiz Damaso Gusi

Chefe de Segurança das Faculdades Bagozzi, Joelson Belloti

Presidente da Conseg Umbará, Marcos Amâncio Testa

Piloto de Motocross Leandro Silva, representado por Elievan Silva

Diretor do Coritiba Futebol Clube, Odivonsir Frega

Supervisor Administrativo da DENSO, Sérgio Luiz Godoy

Gerente de RH da Positivo Informática, Paulo Barreto, representado por Luis Carlos Venâncio

Coronel Eron Ulisses Donatello

Coronel Sérgio Mastek Ramos

Coronel Nelson Carnieri

Coronel Oscar Paluch

Coronel Neuri Pires de Oliveira

Coronel Cunha

Tenente- coronel Renato Jorge da Silveira

Tenente- coronel Flávio José Correia

Tenente- coronel Roberto Rueda Strogenski

Tenente- coronel Sérgio Cordeiro de Souza

Capitão Silvio do Rocio Lima

Capitão José Carlos Muller

Subtenente Orivaldo Keppen

Subtenente Carlos Roberto Richter

1º tenente Juruá Antônio de Melo

3º sargento Salomão Lino

3º sargento Adir Antonio Blanc

Cabo Vander Aparecido da Silva

Cabo Antonio Onofre Gonçalves

Soldado Moacir Rodrigues

Também foram homenageados com a medalha familiares dos policiais militares que fizeram parte da CPRM, in memorian:

Senhora Rita Plocharski, esposa do Tenente- coronel Pedro Plocharski (que dá nome ao batalhão)

Pedro Milsted, irmão do Cabo Carlos Gabriel Milsted

Robert Wagner, filho do Soldado Vagner Alves Sampaio

*Colaboração: Mahara Paola – Estagiária de Jornalismo

GALERIA DE IMAGENS