Projeto Alvorada atende pessoas egressas que atuam no Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba 17/04/2025 - 18:57

Teve início neste mês de abril, o Projeto Alvorada - Ciclo 2, referente ao Curso de Extensão, com qualificação profissional voltada ao empreendedorismo e empregabilidade, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, por meio da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais – Dicap, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O curso beneficiará 690 pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares com a oferta de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional para impulsionar o acesso ao mundo do trabalho, especialmente em iniciativas da Economia Popular e Solidária.
São 23 municípios contemplados em nove estados e cada turma conta com a participação de 30 estudantes. Desse total no Paraná, 17 são colaboradores que trabalham junto ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, em sua unidade em Curitiba. “Ficamos felizes com o interesse do nosso grupo em participar dessa capacitação profissional, representando o início de uma nova jornada de atividades”, diz Jaqueline dos Reis Gomides, gerente do programa Banco de Alimentos.
O diretor presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz também esteve presente na cerimônia de abertura do programa que aconteceu ontem, 16 de abril, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Curitiba. O curso tem duração de nove meses, e os participantes recebem também uma bolsa de incentivo financeiro.
O dirigente destaca ainda o índice de não reincidências dos apenados que atuam no programa social da Ceasa. “Nestes cinco anos que temos a participação desses egressos nos trabalhos do Banco de Alimentos, 82% deles no Paraná não retornaram ao sistema”, diz Éder Eduardo Bublitz, lembrando que o índice nacional fica em torno de 48%. “A união de forças dos órgãos estaduais do Paraná valorizam ainda mais os nossos trabalhos nesse sentido”, afirma o presidente da Ceasa.
O Projeto Alvorada tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, oferecendo cursos de formação inicial, continuada e de qualificação profissional. O curso integra o Projeto Alvorada – Ciclo 2, iniciativa da Secretaria Nacional De Políticas Penais – Senappen, sendo realizadas em todas as regiões do país.