Reação do Mercado Força Baixa Nas Cotações 23/06/2009 - 08:38
A oferta de hortigranjeiros na Ceasa de Curitiba vem sendo reforçada após as geadas do final do outono por transferências da produção de outras regiões de clima mais ameno, o que forçou a redução de cotação de dezoito entre os trinta produtos de maior comercialização na Capital. Oito estão estáveis e apenas quatro em alta, em relação à semana passada.
O chuchu extra AA, um dos produtos mais sensíveis às baixas temperaturas, está vindo de Morretes e de Cerro Azul, e teve a maior queda de cotação da semana, baixando 42,48 por cento. A oferta de abobrinha verde extra AA também foi intensificada, e além da região metropolitana e litoral, atacadistas da Unidade buscam o produto no interior de São Paulo e Espírito Santo. A queda no preço da caixa de abobrinha foi de 40 por cento. As melhores condições de oferta também refletiram na cotação da couve flor grande (- 28 %), batata comum especial lavada (- 18,37 %), alface crespa (- 16,67 %), e tomate extra AA (- 14,29 %), entre os mais significativos.
A maior restrição refere-se ao pepino salada extra AA, que apesar da oferta do litoral, Vale da Ribeira, São Paulo e Espírito Santo, teve alta de 25 por cento. As demais elevações foram registradas em frutas: abacate quintal (+4,17%), melancia redonda (+ 8,33 %) e uva niagara rosada (+ 10 %), em final de safra no norte do Paraná. Apesar das elevações, volumes estão sendo rotineiramente transferidos de outros centros pelo setor de atacado da Ceasa para atender a demanda local.
A reação do mercado determinou queda nas médias simples e ponderada dos trinta hortigranjeiros em 6,40 e 11,27 por cento, respectivamente.