Reduzir, Reciclar e Reutilizar 20/03/2009 - 12:00

Curso na Ceasa de Curitiba sobre gerenciamento de resíduos quer comprometimento dos usuários com o meio ambiente, e redução do descarte diário da comercialização.



A Ceasa do Paraná, em parceria com a Sanepar, inicia nesta segunda-feira (23) o Curso de Formação de Agentes Socioambientais: Ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos, de acordo com compromisso assumido em audiência pública realizada em janeiro último com os Ministérios Públicos do Trabalho e do Meio Ambiente.

O objetivo é a melhoria das condições ambientais da Unidade de Curitiba, e a implementação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) que cada atacadista e produtor que comercializa na central de abastecimento deverá executar. Os permissionários deverão apresentar seus planos individuais à Ceasa, que vai elaborar um plano geral que corresponda às determinações do Ministério Público.

Antonio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa do Paraná, explica que, de acordo com a média anual, o volume comercializado por dia na central de Curitiba é de 58.565 toneladas de hortigranjeiros. O volume de resíduo gerado atinge cerca de 25 toneladas/dia, sendo 80 por cento de orgânicos, e os demais são resíduos especiais ou recicláveis. “ A empresa já vem realizando ações visando reduzir esse índice, com campanhas de combate ao desperdício, educação ambiental Ceasa Limpa, palestras, exposições e conscientização individual com farta distribuição de material educativo. No entanto, é necessário que cada agente envolvido na comercialização faça sua parte, assumindo um compromisso com a coletividade”, afirma.

O curso será realizado de segunda e sexta-feira, das 9 às 12 horas, no centro de eventos da Ceasa de Curitiba, destinado a atacadistas, produtores, membros do Conselho Gestor do PGRS e empresa terceirizadas de segurança, limpeza e portaria, com instrutores da Sanepar, Tecpar, IAP, Ceasa e Prefeitura Municipal de Curitiba.