Segurança Doméstica é Tema de Palestra 30/06/2010 - 11:30
O objetivo foi mostrar aos participantes os riscos que nossas casas podem apresentar, e como evita-los. As técnicas em segurança lembraram os cuidados especiais com crianças e idosos, muito mais vulneráveis em casos de acidentes que, muitas vezes, deixam marcas para a vida toda.
Como exemplo, Marisa e Sibele destacaram como identificar e prevenir riscos de incêndios, vazamento de gás com botijões, mangueiras e válvulas de gás mal conservadas ou vencidas. Uma das preocupações das comunidades deve ser as ligações clandestinas de eletricidade ou “gatos” que, pelo emaranhado de fios pode, em segundos, entrar em curto circuito e atingir várias casas ao mesmo tempo.
Algumas queimaduras podem ser evitadas com o simples cuidado de virar os cabos das panelas para dentro do fogão e, se for necessário usar álcool, apenas um adulto poderá fazê-lo, e com muita responsabilidade. Em época de festas juninas, até a tradição do uso de fogos de artifício foi abordada. Choques podem ser evitados desde que equipamentos elétricos sejam retirados da tomada, e desligar a chave geral quando for realizar a manutenção na rede de energia.
Armas, objetos cortantes, produtos químicos e remédios devem estar guardados em local seguro longe do alcance das crianças. As técnicas em Segurança do Trabalho também destacaram o risco do uso de produtos de limpeza vendidos nas portas das casa, que são colocados em garrafas de refrigerantes e podem facilmente confundir uma criança. O fato de não portarem rótulo com as especificações do conteúdo pode prejudicar o atendimento médico em caso de ingestão acidental.
As palestras reuniram uma média de sessenta e cinco pessoas por dia, totalizando 260 famílias que, pelo fato de participarem do Programa Banco de Alimentos, estão mais esclarecidas sobre os riscos que um ambiente doméstico pode causar.