Tecnologia Alimentar
Paraná e Emilia Romagna estudam renovação de acordo de cooperação
19/06/2015 - 18:00

Emilia
 O Paraná e a região italiana de Emilia Romagna negociam a renovação e a ampliação do acordo de cooperação entre os dois Estados. O assunto foi discutido na sexta-feira (19) em reunião da vice-governadora, Cida Borghetti, e o presidente da região italiana, Stefano Bonaccini, no pavilhão da União Européia na ExpoMilão 2015. 

O acordo bilateral entre os dois Estados começou em 2009. “A região e a economia de Emilia Romagna são parecidas com a do Paraná, juntos podemos avançar ainda mais na construção de política públicas que priorizem a produção de alimentos de qualidade, qualificação dos produtores, segurança alimentar e a preservação do meio ambiente", afirmou a vice-governadora Cida Borghetti. 

Ela destacou a força e as potencialidades da economia e do agronegócio do Paraná e reforçou o interesse do Governo do Estado de estreitar as relações com a Itália. Cida explicou que com cerca de 2 % do território nacional, o Paraná responde por quase 20% da safra de grãos e é o 3º maior exportador do agronegócio brasileiro. "O Paraná é referência com uma agricultura diversificada e especializada, cooperativas fortes e produtores inovadores. Queremos ampliar o nosso acordo com a transferência de procedimentos e tecnologias e fortalecer a relação entre os nossos Estados", disse.

A reunião foi acompanhada pela secretária para Agricultura, Caça e Pesca DE Emilia Romagna, Simona Caselli, o diretor de políticas de internacionalização de micro e pequenas empresas, Ruben Sacerdoti, e a chefe do escritório da região na União Europeia, Maria Cristina Cremaschi.

“A secretária Simona conhece muito bem agricultura familiar e o celeiro produtivo que é o Paraná. Temos um bom cenário para avançar nessa parceria”, acrescentou Cida. 

Resultados - O Paraná e Emilia Romagna assinaram um acordo em 2009 com o foco na transferência de tecnologia agroalimentar - área em que os italianos são especialistas - troca de informações sobre políticas públicas, incremento das relações culturais e relações entre universidades e instituições públicas. 

Um dos projetos foi instalação de unidades de referência para aumentar a produtividade de leite, uva e mel em União da Vitória e em Telêmaco Borba. A parceria capacitou produtores rurais e abriu linhas de financiamento para compra de equipamentos. Foram mais de R$ 2 milhões a fundo perdido. Também foram instalados telecentros rurais em União da Vitória. 

Houve também um acordo de cooperação com a Ceasa Paraná para intercâmbio entre comerciantes de produtos hortifrutigranjeiros. Empresários italianos vêm para o Paraná participar de eventos promovidos pela Ceasa e trazem suas tecnologias. E comerciantes paranaenses vão à Itália para incorporar mais tecnologia no processo de recebimento, rotulagem, padronização e logística no mercado de hortifruti. 

Emilia-Romagna - A região de Emilia-Romagna tem cerca de 4,4 milhões de habitantes e é uma das mais ricas e desenvolvidas da Europa. Possui o terceiro maior PIB per capita da Itália e tem a economia baseada na produção agrícola, na indústria automotiva e mecânica. 

A região conta com mais de 8,1 mil cooperativas formadas basicamente por pequenos agricultores. Entre os principais produtos estão cereais, batata, tomate, cebola, fruta (uva). Também é reconhecida pela produção de vinho e pela pecuária de gado e suíno. As principais cidades são Bologna (capital), Modena e Parma.

Expomilão - A vice-governadora também conheceu o pavilhão da União Europeia acompanhada do produtor executivo do espaço, Matteo Pederzoli. 

Antes visitou o pavilhão do Brasil. A estrutura ocupa um espaço de 4 mil metros quadrados, com três andares, que abrigam exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, palestras eventos de negócios e de relacionamento. A ExpoMilão reúne exposições de 150 países, dezenas de empresas e organizações para discutir os temas alimentação e nutrição.

Servia - Na sequência a vice-governadora Cida Borghetti vai à Sérvia participar da Feira Internacional de Produtos de Defesa, realizada pelo Governo da Sérvia e pela estatal Jugoimport, de 23 a 26 de junho, em Belgrado. O Paraná negocia a instalação de empresas sérvias de aeronáutica e defesa. 

Essas negociações começaram na primeira visita da vice-governadora ao País europeu, em fevereiro, quando ela foi convidada pelo embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, para conhecer e se reunir com o Ministro da Defesa, Bratislav Gasic e parlamentares sérvios