Toma posse novo conselho gestor do Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba 13/12/2007 - 14:50
Entre os objetivos do programa estão evitar e combater o desperdício de alimentos nos mercados atacadistas da empresa. Os produtos excedentes da comercialização são doados ao programa por produtores e atacadistas das Ceasas. Após separados e selecionados os hortigranjeiros são encaminhados às creches, orfanatos, hospitais públicos, entidades assistências cadastradas junto ao Banco de Alimentos. Em média por mês são repassados 115 toneladas de hortigranjeiros para as 112 entidades assistências cadastradas junto ao Banco de Alimentos.
O programa também está incrementando noções básicas de educação alimentar. “Estamos numa nova fase de ações do Banco de Alimentos. Questões referentes a manipulação e processamento dos produtos passam agora a integrar também os trabalhos do Conselho Gestor do programa”, diz Antônio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa Paraná. "Uma boa educação alimentar representa também benefícios para o bem estar e saúde das pessoas", afirma Antônio Comparsi de Mello.
Empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab, a Ceasa Paraná movimenta em média por ano 1 milhão e 100 mil toneladas de produtos hortigranjeiros. Além dos produtores e atacadistas que auxiliam com doações de hortigranjeiros fora de padrão comercial, mas ainda em condições de consumo, integram o programa Banco de Alimentos outros órgãos do Governo do Estado e instituições particulares.
Participaram da posse do Conselho Gestor do Banco de Alimentos, Almir Gnoato, diretor do departamento do Desenvolvimento Agropecuário – Deagro, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o presidente da Ceasa Paraná, Antônio Comparsi de Mello e ainda Vera Niedzieluk, diretora técnica e Marcos Valério de Freitas Andersen, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná. Também estiveram presentes na posse do Conselho Gestor o vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, e gestor do Asilo São Vicente de Paula, em Curitiba, padre José Aparecido, e ainda os presidentes da Associação dos Produtores Rurais de Curitiba – Aprotiba, Paulo Roberto Biscaia, do Sindicato dos Permissionários da Ceasa Curitiba, Francisco Leite. Representando as demais instituições que integram o programa, Rodolfo Helmut Loewen, da Associação Menoninta de Assistência Social
Além da Seab e Ceasa Paraná integram o programa Banco de Alimentos a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, a Emater, o Provopar, Universidade Federal do Paraná, o Programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos da UFPr, o Consea Municipal de Curitiba, a Secretaria Municipal de Agricultura e do Abastecimento, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Paraná, o programa Fome Zero de Araucária, o Sesc, Faculdades Integradas Espírita, Ação Social do Paraná, Instituto Cristão de Desenvolvimento, as associações Batista de Ação Social de Curitiba, Menonita de Assistência Social, a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico e da Pastoral da Criança, a Federação Democrática das Associações de Moradores, Clube de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba.
Mais informações podem ser obtidas na Ceasa Paraná, através do fone 41-3253-3232