Trabalho da PM é Reconhecido por Usuários 12/06/2009 - 14:45
Trabalho Reconhecido
A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/Pr), representada pelo presidente Antonio Comparsi de Mello, ofereceu um café da manhã no final da última semana ao secretário da Secretaria de Segurança Pública Luiz Fernando Delazari, ao comandante-geral da Polícia Militar coronel Anselmo José de Oliveira e ao comandante do Policiamento da Capital coronel Jorge Costa Filho, em reconhecimento a segurança que foi restabelecida na Central, desde o ano passado.
“Um trabalho policial é mensurado quando a comunidade se coloca claramente a favor dos policiais que desempenham este papel e foi o que aconteceu nesta oportunidade em que o presidente da Ceasa e vários representantes de outras instituições ligadas à área, se manifestaram no sentido de a PM manter o policiamento no local desempenhado pelo tenente Murbach [subcomandante da 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, Luiz Alexandre Murbach Soares] e sua equipe”, afirmou o comandante-geral, coronel Anselmo.
Murbach explicou que o posto policial foi reestruturado, em meados do ano passado, para atender especialmente a Ceasa, devido a falta de segurança que os produtores rurais e proprietários de box sentiam. “A central tem um fluxo diário de quase 20.000 pessoas e 8.000 veículos que hoje estão seguros e podem comercializar seus produtos sem medo, pois estamos presentes com policiamento preventivo e, ostensivo, se for necessário”, garantiu.
Para a implantação do policiamento no local foi utilizado o Geoprocessamento – Mapa do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública – sendo identificados, a partir do programa, os pontos com maior índice de criminalidade. “Assim foi possível aplicar com Inteligência ações policiais, que já resultaram em várias prisões”, enfatizou o subcomandante.
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Costa, também falou sobre o policiamento desempenhado na Ceasa. “A equipe do tenente Murbach está realizando um trabalho excepcional na central de abasteciment que, além de trazer maior segurança ao local, também resulta em uma maior credibilidade nas ações da Polícia Militar”, enfatizou.
INÍCIO – Em 08 de setembro de 2008, depois de reuniões com a Diretoria da Ceasa, do Sindicato dos Permissionários (Sindaruc), Associação dos Produtores Rurais (Aprotiba) e usuários da Central foi criado o posto policial que atende a unidade e bairros vizinhos. Policiais, coordenados por Murbach e Sargento Salomão Lino, foram designados para desenvolver um trabalho primeiramente ostensivo e repressivo, para restabelecer a sensação de segurança aos usuários e, na seqüência, ações voltadas à aplicação do Policiamento Comunitário.
“Desenvolvemos uma integração com os permissionários e produtores rurais, realizando visitas comunitárias aos comerciantes da Ceasa, com a distribuição de adesivos contendo os principais números telefônicos de emergência, e ministrando palestras aos produtores rurais, além de nos colocarmos a disposição para quaisquer questionamentos”, relatou o tenente Murbach. Simultaneamente, os produtores rurais e proprietários de box foram cadastrados.
Estiveram presentes também, no café da manhã, o Comandante do Corpo de Bombeiros coronel Jorge Luiz Thaís Martins, o Comandante do 13° Batalhão de Polícia militar, Sérgio Cordeiro de Souza, o Diretor de Apoio Logístico, Carlos Alexandre Scheremeta, representantes da Embrasil (Empresa de Vigilância), além de outras autoridades policiais e civis.