Vacinação contra rubéola nas Ceasas de Londrina e Maringá 11/09/2008 - 16:10

As cinco unidades da Ceasa do Paraná receberam equipes das Secretarias Municipais de Saúde para vacinação contra rubéola, em reforço à campanha realizada no País para erradicação da doença. A ação foi desenvolvida na última semana durante três dias nas Ceasas de Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, e agora acontece nas de Londrina e Maringá.

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse. A doença é mais grave quando ocorre em grávidas, pois provoca aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares, malformações cardíacas e alterações neurológicas. Porém, pode atingir ambos os sexos.

A campanha continua nesta sexta- feira (12 de setembro) nas Ceasas de Londrina e Maringá. Segundo informações dos gerentes Ismael da Fonseca e Suely Bertolo, as metas de vacinação estão sendo ultrapassadas, "sinal que ainda há uma parcela da população para ser atendida em ações diretas, como a desenvolvida na Ceasa do Paraná".